top of page

Café nosso de cada dia

Atualizado: 21 de fev. de 2022


Conheça a origem, os benefícios e malefícios de uma das bebidas mais apreciadas pela humanidade.



Ah santo café. Docinho, quentinho e saboroso. Um item que não pode faltar nas m

esas dos brasileiros. Bem preparado, forte, encorpado, sempre traz um gostinho de quero mais.


Na hora do desjejum ou no chá da tarde, o café combina acompanhado com o que há de mais gostoso. Queijo, pão, torrada, geleia, frios, tudo fica mais delicioso.


Mas, a maior combinação que pode ser feita com essa bebida é o leite. Uma mistura perfeita, que conquista diversos paladares.

Tratada como uma bebida de requinte na sociedade, era consumida por pessoas do alto poder aquisitivo europeu. Porém, pelo que se diz, foi em Veneza, na Itália, que criaram o costume de acrescentar leite a ele.


Mas você sabe de onde veio o café? A chegada do grão no Brasil começa no século XVIII, mas precisamente pelo o norte, na região do Pará, por volta de 1727. A primeira muda de café foi trazida para terras brasileiras de forma clandestina pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta, em suas viagens comerciais à Guiana Francesa.


Historiadores descobriram que o café é nativo da Etiópia. Contudo, foi a Arábia Saudita que propagou a bebida para o mundo. Isso porque o seu cultivo se tornou uma grande atividade econômica para os Árabes, por haver tantos benefícios em sua composição.


No Brasil, a produção de café teve seu auge durante o colonialismo até meados do século XX. Era um dos bens mais comercializados no país, de extremo valor econômico e de suma importância para o desenvolvimento regional, sendo exportado para outros países.


Falando em benefícios, a bebida traz uma grande importância para a saúde. A cafeína, substância presente no grão, tem um alto valor energético e é termogênico, que acelera o metabolismo ajudando a queimar calorias. Seu componente também gera alívio nas tensões e dores pelo corpo, muito utilizado na indústria farmacêutica para a fabricação de medicamentos analgésicos.


Mas não se engane com a carinha de bom moço. O café pode se tornar um vilão na sua vida se consumido em excesso. A substância cafeína, pode causar insônia por acelerar o organismo. Além disso, pessoas que têm problemas como ansiedade e hiperatividade não podem fazer uso da bebida, apenas em quantidade menores, sob prescrição médica.


Agora que você já conhece um pouco deste grão tão maravilhoso, de onde se extrai uma das bebidas mais apreciadas pelo o mundo, que tal preparar uma garrafa e receber as visitas, servir com uma fatia de bolo, em uma xícara bem generosa - evitando os excessos - e contemplar a natureza.


Esperamos que tenham gostado do nosso artigo. Um abraço apertado e até a próxima.



Foto:

Thirdman/Pexels


Referência:

https://www.mokaclube.com.br/blog/origem-do-cafe/#:~:text=Apesar%20de%20a%20Eti%C3%B3pia%20ser,acreditavam%20em%20suas%20habilidades%20milagrosas. Acessado em 18/02/2022.









105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ser Pai

bottom of page